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Vitaminas

São elementos orgânicos não sintetizados pelo organismo humano, mas indispensáveis ao seu funcionamento normal. São necessárias em quantidades muito pequenas e devem ser ingeridas na alimentação. As suas funções são muito variadas e a sua carência determina situações clínicas diversas.

A - (Retinol)
 
Essencial para o normal crescimento e manutenção da pele, visão e dentes saudáveis. Antioxidante.
• Fontes naturais: Cenouras, vegetais de folha verde-escura, abóboras, alperces, melões, óleo de fígado de bacalhau e halibut.

D2 - (Ergocalciferol)
D3 - (Colecalciferol)
 
É fundamental para o fortalecimento dos ossos e dentes. Auxilia o organismo a absorver o cálcio e fósforo.
• Fontes naturais: Óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, sardinha, salmão, sarda, corvina.

E - (Tocoferol)
 
Auxilia a formação e funcionamento dos glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos. Protege os ácidos gordos essenciais da oxidação. Antioxidante
• Fontes naturais: Óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol), gérmen de trigo, nozes, sementes, grãos inteiros, vegetais de folhas verdes, leite, ovos.

K – (Filoquinona)
 
Essencial para uma normal coagulação do sangue.
• Fontes naturais: Vegetais de folhas verdes (folhas de nabo, espinafres, brócolos, couve, alface), fígado, gema de ovo, aveia, trigo integral, batata, tomate, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca e porco, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais.

C - (Ácido Ascórbico)
 
Auxilia na manutenção dos ossos, dentes e vasos sanguíneos. Importante para a formação do colagénio e para a absorção do ferro. Desempenha uma função importante no metabolismo das defesas naturais (sistema imunitário). Antioxidante.
• Fontes naturais: Frutos cítricos, tomates, salsa, batatas-doces, batata, couve-flor, brócolos, couve-de-Bruxelas, morangos, manga, melão, goiaba.

B1 - (Tiamina)
 
Auxilia o organismo a utilizar a maior fonte de energia, os hidratos de carbono, intervindo no seu metabolismo. É igualmente importante para a manutenção de uma apropriada coordenação muscular e para a manutenção dos tecidos nervosos periféricos.
• Fontes naturais: Aveia, arroz, milho, trigo, soja, cenoura, leguminosas.

B2 - (Riboflavina)
 
Intervém na transformação das proteínas, lípidos e hidratos de carbono em energia. Igualmente necessária para contribuir e manter os tecidos.
• Fontes naturais: Amendoim, aveia, arroz, milho, trigo, banana, brócolos.

B3 - (Niacina)
 
Envolvida na produção de energia pelas células. Auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso.
• Fontes naturais: Trigo, ervilha, banana, lentilhas, batata, espinafre, nozes, amendoim.

B5 - (Ácido Pantoténico)
 
Necessário para o metabolismo das proteínas, lípidos e hidratos de carbono e para a formação de certas hormonas. Tem um papel importante na regeneração dos tecidos.
• Fontes naturais: Soja, ervilha, feijão-verde, abacate, cogumelos.

B6 - (Piridoxina)
 
Essencial para uma melhor utilização das proteínas. Actua na formação dos glóbulos vermelhos e no correcto funcionamento do sistema nervoso.
• Fontes naturais: Carne, fígado, peixe (atum, truta, salmão), aves, nozes, amendoins, pão, milho e cereais integrais, feijões, banana, couve-flor, passas.

B9 - (Ácido Fólico)
 
Participa na formação dos glóbulos vermelhos e na hemoglobina. Auxilia na manutenção das funções do tracto intestinal e previne certas formas de anemia.
• Fontes naturais: Fígado, vegetais de folha verde-escuro, feijões secos, gérmen de trigo, levedura, frutos secos, nozes, cajus, amêndoas, amendoins, gema de ovo, sumo de laranja, pão de trigo integral.

Biotina - (Vit. B8)
 
Envolvida na formação dos ácidos gordos e na produção de energia. Essencial para algumas reacções químicas do organismo.
• Fontes naturais: Soja, fígado, leite, gema de ovo, banana, morango, amendoim, cogumelos.

B12 - (Cianocobalamina)
 
Excelente fonte na prevenção de certas formas de anemia. Intervém na formação dos glóbulos vermelhos e hemoglobina.
• Fontes naturais: Fígado, rins, peixe, ovos, lacticínios.
 
P - (Bioflavonóide)
 
Tem uma acção protectora ao nível dos capilares. É anti-hemorrágica. Actua em sinergia com a Vitamina C.
• Fontes naturais: Acerola, laranja, manga, ananás, brócolos, couve, ervilha, batata.
 
Ácido Nicotínico - (PP)
 
Tem uma acção comparável à da Vitamina B3 (Niacina). A Vitamina PP desempenha uma função protectora contra a pelagra: doença que se caracteriza por lesões ao nível cutâneo e distúrbios digestivos.
• Fontes naturais: Fígado, rins, soja, feijões, grão-de-bico, lentilhas, castanha, nozes.

 

Consulte aqui a secção de produtos 'Vitaminas e Minerais'

 

Vitaminas

São elementos orgânicos não sintetizados pelo organismo humano, mas indispensáveis ao seu funcionamento normal. São necessárias em quantidades muito pequenas e devem ser ingeridas na alimentação. As suas funções são muito variadas e a sua carência determina situações clínicas diversas.

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