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Prebióticos / Probióticos

 

Prebióticos

Substâncias não digeríveis, presentes em alguns alimentos. Estimulam o crescimento e atividade das bactérias benéficas presentes no nosso organismo.
Os prebióticos, ou fruto-oligossacáridos (FOS), são fibras solúveis derivadas da inulina, que estimulam de forma seletiva o crescimento de uma flora intestinal protetora.

 

Probióticos

Organismos vivos (boas bactérias) que sobrevivem a passagem pelo trato gastrointestinal e apresentam efeitos benéficos no hospedeiro. Além de ajudarem a melhorar o ambiente do trato intestinal, ajudam também a restaurar as quantidades equilibradas de bactérias benéficas para criar um ambiente interno mais saudável. Uma boa definição de probióticos é: “organismos benéficos que ajudam a melhorar o ambiente do trato intestinal”. Afinal o termo Grego “pró” quer dizer “para” e “bio” quer dizer “vida”.

Quando não temos suficientes bactérias “boas” podemos ficar doentes. Existem vários fatores que podem provocar o desequilíbrio bacteriano intestinal; entre os quais:
•    Antibióticos;
•    Viagens (nacionais e internacionais);
•    Stresse físico e psicológico;
•    Elementos patogénicos (microorganismos como bactérias e fungos que provocam doenças);
•    As alterações da dieta;
•    O envelhecimento.


Os probióticos podem ajudar a regenerar e restaurar uma quantidade equilibrada de bactérias benéficas, criando um ambiente mais saudável no trato intestinal. Assim, serve de prevenção contra a diarreia, prisão de ventre e outros sintomas intestinais desconfortáveis.
No interior do nosso intestino residem cerca de 500 espécies de microorganismos vivos, onde coexistem bactérias nocivas e benéficas para o nosso organismo.
As estirpes mais comuns de probióticos são as bactérias Lactobacillus acidophillus que se encontram no intestino delgado superior e inferior, e as Bifidobacterium bifidum que se encontram no intestino delgado inferior e no intestino grosso. A combinação destas duas estirpes pode contribuir para uma maior protecção de todo o trato intestinal.

A suplementação com probióticos pode favorecer:
•    A produção de substâncias como os ácidos naturais (ácido láctico, ácido acético, por exemplo), e fatores antimicrobianos que combatem o crescimento de bactérias nocivas;
•    A ativação de células com capacidade imunitária como os macrófagos;
•    A produção de Vitaminas B e enzimas (exemplo: lactase para digerir a lactose);
•    A reciclagem das toxinas e a diminuição da sua absorção;
•    A redução da absorção do colesterol.


Os probióticos apresentam um papel significativo no fortalecimento do sistema imunitário. Podem ser eficazes em casos de infeções urinárias e vaginais, em alergias a alguns alimentos (exemplo: leite de vaca), nos gases e na sensação de ventre inchado e na intolerância à lactose.


Estes suplementos podem ser ingeridos nos iogurtes, em cápsulas ou em pó e devem ser tomados antes das refeições, com o estômago vazio.

 

 

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