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Minerais

Elementos químicos existentes em quase todos os alimentos, excepto nas gorduras, e que desempenham no organismo funções plásticas muito importantes (ex.: o cálcio no esqueleto), metabólicas (ex.: o ferro na hemoglobina), e reguladoras (ex.: o magnésio nos processos enzimáticos).

São nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo humano. Tal como as vitaminas, não podem ser sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos através da alimentação.

Além de serem elementos essenciais na constituição estrutural dos tecidos corpóreos, possuem uma função importante como reguladores orgânicos controlando os impulsos nervosos, a atividade muscular e o equilíbrio ácido-base do organismo. Também atuam como componentes ou ativadores/reguladores de muitas enzimas.

Cada mineral é necessário ao organismo em quantidades específicas, numa faixa que pode variar desde microgramas a gramas por dia. Por isso, é importante ter em conta que a ingestão excessiva de determinado mineral pode resultar numa menor absorção e utilização de outro. Por exemplo, a absorção de zinco pode ser afetada por suplementação de ferro, enquanto que a ingestão excessiva de zinco pode reduzir a absorção de cobre.

Os minerais estão divididos em duas categorias: macrominerais, que são cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio, enxofre e microminerais (necessários em pequenas quantidades - miligramas ou microgramas por dia) que são: ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo.

 

Cálcio

Auxilia a formação do esqueleto (ossos e dentes);
É indispensável no processo de coagulação;
É essencial para o metabolismo e crescimento ósseo.
A sua falta pode resultar em osteoporose, descalcificação e raquitismo.
É comum o desenvolvimento de deficiências em cálcio durante o período de amamentação.
• Fontes naturais: Lacticínios, queijos, urtiga, frutos secos, soja, couve, brócolos, espinafre, feijão, trigo integral e arroz integral.

 

Cobre

Papel importante no transporte e na absorção de ferro;
Participa numa grande variedade de reacções enzimáticas;
Necessário para a produção de elastina, colagénio e melanina;
É um mineral-chave para o sistema imunitário;
Tem uma acção antioxidante;
É fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema cardiovascular;
Protege as fibras nervosas.
• Fontes naturais: Fígado, mexilhão, nozes, dente-de-leão, espinheiro alvar, algas, arroz integral.

 

Crómio  

É um elemento essencial no metabolismo dos açúcares e sensibiliza o organismo para a produção da insulina;
Pode intervir no metabolismo dos lípidos e na redução da taxa de colesterol no sangue;
Pode funcionar como um moderador do apetite.
• Fontes naturais: Fígado, rins, queijos, cereais completos, pimenta preta, chá-mate, levedura de cerveja.

 

Ferro

Exerce um papel fundamental na respiração celular, sendo um dos principais elementos minerais na produção da hemoglobina.
Utilizado nos casos de convalescenças e na anemia por falta de ferro, hemorragias.
• Fontes naturais: Fígado, gema de ovo, soja, passas de uvas, espinafres, açaí, abacate, aveia, lentilhas, grão-de-bico, feijão, ameixa preta e ervilhas secas.

 

Magnésio

Intervém numa grande parte das funções fisiológicas do corpo humano sendo por isso, um elemento fundamental no organismo. Parece contribuir para o bom funcionamento do sistema neuromuscular , cãibras, insónias e espasmofilia.
Outras aplicações fisiológicas nos casos: hipertensão arterial, arritmias, cansaço físico e mental, enxaquecas, colites, doenças osteoarticulares e da pele. Perturbações nervosas; como tremores, neuroses.
• Fontes naturais: Peixe, cacau, amêndoas, nozes, couve, brócolos, castanha, trigo, aveia, lentilhas, ervilhas e figos.

 

Iodo

É um constituinte indispensável na tiróide.
Hipofuncionamento da tiróide e bócio, ajuda a reduzir as gorduras e em situações de excesso de peso e obesidade.
Linfatismo da infância e perturbações de crescimento.
• Fontes naturais: Badejo, bacalhau, camarão, bodelha, algas.

 

Selénio

Valioso antioxidante, combate os radicais livres e o envelhecimento.
Processos degenerativos, doenças da pele (acne), estimulante das defesas do organismo.
• Fontes naturais: Fígado, ovos, atum, carne vermelha, alho, arroz completo, grãos de sésamo, ananás, leguminosas e tomate.

 

Silício

Elemento essencial à reconstrução do tecido ósseo, conjuntivo e cutâneo.
Estimula o crescimento dos jovens, reidrata a pele e as mucosas, fortalece as estruturas ósseas. Estimula a formação de colagénio e elastina.
• Fontes naturais: Cavalinha, espargo, melaço, cebolinho.

 

Zinco

Actua como elemento essencial do sistema hormonal, graças à sua acção reguladora das hormonas da hipófise. Tem um papel fundamental no crescimento, na imunidade e no aumento da actividade sexual masculina e no aparelho reprodutor.
Antioxidante e anti envelhecimento
• Fontes naturais: Ostras, gema de ovo, agrião, lentilhas, feijão branco, ervilhas, cereais completos, soja, milho e aveia.


Consulte aqui a secção de produtos 'Vitaminas e Minerais'

 

 

Zinco 

Actua como elemento essencial do sistema hormonal, graças à sua acção reguladora das hormonas da hipófise. Tem um papel fundamental no crescimento, na imunidade e no aumento da actividade sexual masculina e no aparelho reprodutor.

Antioxidante e anti envelhecimento

• Fontes naturais: Ostras, gema de ovo, agrião, lentilhas, feijão branco, ervilhas, cereais completos, soja, milho e aveia.

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