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Cálculo IMC

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A obesidade e o excesso de peso referem-se à acumulação anormal ou excessiva de gordura corporal, o que pode ser prejudicial à saúde.
O Índice de massa corporal (IMC) dá-nos uma indicação simples da relação entre o peso e a altura do indivíduo. Pode ser calculado por divisão do peso em Kg pelo quadrado da altura em metros (kg/m2) e é uma ferramenta comumente usada para identificar a existência de sobrepeso e obesidade em adultos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que:

• Um adulto com IMC entre 25 e 29,9 tem excesso de peso.
• Um adulto com um IMC de 30 ou mais é considerado obeso.

Aproveite e calcule o seu IMC. Pode encontar a nossa cálculadora do indice de massa corporal na coluna da esquerda.

O excesso de peso resulta, por norma,de um desequilíbrio energético verificado no nosso organismo. Apesar de poder ser causado por alterações endócrinas (ex: problemas de tiróide), este desequilíbrio está normalmente associado à ingestão de calorias em número muito superior ao que é gasto. As calorias excedentes são naturalmente depositadas sob forma de gordura nas nossas células gordas (adipócitos), para serem utilizadas em caso de necessidade energética. O grande problema reside no fato de que, associado ao consumo excessivo de calorias, acima do que é necessário, verifica-se uma tendência crescente na nossa sociedade para o sedentarismo, o que leva a que as reservas de gordura não sejam solicitadas para serem utilizadas como fonte de energia, sendo pelo contrário progressivamente reforçadas.
Tendemos a definir o excesso de peso como aqueles “quilinhos” que temos a mais relativamente ao peso recomendado para a nossa constituição corporal, contudo este excesso pode facilmente ser transformado em obesidade,uma doença crónica caracterizada pela acumulação excessiva de gordura corporal. E o problema não se fica por aqui, pois todos sabemos o que a longo prazo, a obesidade poderá estar associada a um conjunto de co morbilidades tais como: diabetes, hipertensão arterial, osteoartrite, apneia do sono, colesterol, ácido úrico elevado (gota), insuficiência venosa, entre outras. Ou seja, um verdadeiro problema de saúde pública!
Hoje, emagrecer já não é uma questão de estética, é mesmo crucial para a obtenção e manutenção de saúde.
Se tem peso a mais, repense na sua saúde, este é o momento de começar a cuidar de si! Reveja os seus hábitos alimentares, certifique-se que cumpre horários de refeições, abandone o estilo de vida predominantemente sedentário, ganhe coragem, o mais difícil é mesmo o primeiro passo!

Entre as medidas importantes a adoptar, salientamos:

• Fazer 6 a 7 refeições diárias. O espaçamento longo entre refeições normalmente resulta num excesso alimentar posterior.
• Dê preferência às preparações assadas, grelhadas e cozidas evitando fritos e refogados com muita gordura
• Se tiver o hábito de consumir queijos, utilize somente queijos brancos magros (ricota, queijo fresco, requeijão light), evitando os queijos amarelos;
• Prefira as carnes brancas (aves e peixes) ou soja e seus derivados em vez das carnes vermelhas;
• Diminua o consumo de sal (temperar com ervas aromáticas).
• Ingira ao menos 2 litros de líquidos por dia (8 a 10 copos), de preferência água, porém evite líquidos em excesso durante as grandes refeições (almoço e jantar);
• Consuma diariamente alimentos fontes de fibras, tais como: frutas, verduras, legumes e cereais integrais (aveia, quinoa, arroz integral)
• Caso tenha hábito de consumir leite de vaca, substitua o leite gordo ou meio gordo pelo magro ou por bebidas vegetais (soja, quinoa, aveia, arroz, espelta, etc.);
• Substitua o açúcar pelo adoçante de sua preferência (stévia, xylitol, agave, aspartame, sucralose, etc.);
• Utilize pouco óleo nas suas preparações e dê preferência aos óleos vegetais (sésamo, milho, azeite, soja);
• Evite o consumo de refrigerantes, bebidas doces, bebidas com elevado teor de cafeína, e álcool.
• Pratique exercício físico regularmente. Bons exemplos são 30 minutos de exercício aeróbico diário, ou 1 hora de caminhada.
• Adopte um estilo de vida saudável, o mais possível isento de stresse e mantenha uma atitude mental positiva!

E porque não encontrar nos suplementos naturais uma ajudinha para o emagrecimento?

A utilização de produtos naturais à base de vitaminas, minerais e extractos de plantas pode também constituir uma ajuda preciosa. Neste campo salientamos:

• Plantas que funcionam como desintoxicantes hepáticos (fígado e vesicula): a alcachofra, boldo e o dente-de-leão; e outras para melhorar a função dos rins: bétula, barbas de milho, cavalinha, urtiga, entre outras;
• Substâncias lipotropicas, que fazem com que o corpo utilize a gordura como fonte de energia, evitando a sua acumulação: L-carnitina e CLA (Ácido Linoleico Conjugado).
• Extractos que estimulam o metabolismo das gorduras: chá-verde, guaraná, manga africana, laranja-amarga, cetona de framboesa
• Substancias que inibem o apetite: Magnólia, 5HTP eglucomanano.
• Extractos de plantas que actuam reduzindo a ansiedade: a passiflora, a valeriana, a erva-cidreira,a erva-de-S.João, entre outros.
• Bloqueadores de gordura e açúcares, evitando a sua acumulação no organismo: faseolamina, quitosano, carvão vegetal, vinagre de sidra, fibras de psílio, etc;
• Ingredientes que ajudam a manter constantes os valores dos açúcares no sangue e evitam o desejo de doces: o crómio e a canela.

Atenção: Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde!

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