Alimentos que Ajudam a Queimar Gorduras

Queim_Gord

A velha máxima de “fechar a boca para não engordar” foi há muito substituída pelo conceito de comermos várias vezes ao dia mas em poucas quantidades! No entanto, as escolhas que fazemos são cruciais! Conheça hoje os alimentos que o poderão ajudar a queimar gorduras mais facilmente.

Os alimentos queimadores de gorduras são aqueles que possuem uma ação termogénica no nosso organismo! A termogénese subentende a produção de calor no organismo e refere-se à energia gasta durante e após a alimentação. As substâncias termogénicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

Alguns dos alimentos com maior ação termogénica são:

1 Chá Verde
Chá verde: O chá verde é uma das plantas termogénicas mais conhecidas e mais amplamente utilizadas como auxílio no combate à gordura, aumentando o gasto energético e a degradação de gorduras no organismo. Contém polifenóis, alguns deles com ação direta sobre as células gordas, evitando que se formem e induzindo a sua destruição.

 

2 Pimenta
Pimenta Vermelha: É rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. É capaz de aumentar fortemente o metabolismo se ingerida diariamente (na quantidade de 3 gramas), podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

 

3 Canela
Canela: O consumo regular da canela parece estimular a absorção da glucose e a libertação da insulina, equilibrando os níveis sanguíneos de açúcar, colesterol e triglicéridos. A metabolização da glucose resulta ainda na produção de mais energia muscular, diminuindo o cansaço e as probabilidades de vir a ter excesso de peso e doenças cardiovasculares.

 

4 Gengibre
Gengibre: Alguns estudos parecem indicar que o consumo desta raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para além disso, pode ser utilizado como coadjuvante contra problemas estomacais, enjoos, náuseas e inclusive, para facilitar o processo digestivo (razão pela qual é muito utilizado em dietas de emagrecimento).

Filipa Teixeira (Terapeuta Bioforma)