Colesterol. As 7 coisas que você precisa saber!

Colesterol

Apesar de ser vital para a sua saúde, demasiado colesterol pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Em seguida, referimos os sete aspetos que você deve dar atenção quando o assunto
é colesterol:

1 O Colesterol não...
1º O Colesterol não é todo mau

O Colesterol é uma substância vital para a sua saúde pois auxilia a produção de várias hormonas, sais biliares e vitamina D. Todavia, torna-se um problema quando em excesso, uma vez que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

 

2 Existem dois
2º Existem dois tipos de Colesterol
Existem dois tipos de colesterol: o LDL ou também chamado “mau colesterol”, isto porque em demasia pode depositar-se nas suas artérias bloqueando a passagem do sangue,(o que pode causar enfarte ou acidente vascular cerebral); e o “bom colesterol” ou HDL, que é responsável por transportar os depósitos de gordura do interior das artérias para o fígado, onde podem ser removidos da circulação.

3 A sua dieta alimentar
3º A sua dieta alimentar pode equilibrar os níveis de Colesterol

Um dieta alimentar adequada é pobre em gorduras saturadas (por exemplo: margarina, carnes vermelhas, etc.), mas rica em variedades de fruta e vegetais. É aconselhado optar por refeições e lanches sobretudo integrais (por exemplo: pão e cereais integrais); devendo também incluir na sua dieta leguminosas (entre as quais: lentilhas, feijão; ervilhas) e ainda, alimentos bons para o coração (por exemplo: peixe rico em ómega 3; aveia, nozes e proteína de soja).

4 Níveis elevados
4º Níveis elevados de Colesterol podem ser herdados

Você pode até mesmo ter o peso ideal, uma dieta e estilo de vida saudáveis, mas ainda assim ter níveis elevados de colesterol, possível consequência de fatores genéticos. Assim, esteja atento caso os seus pais ou irmãos tenham colesterol elevado ou até mesmo tenham sofrido um ataque cardíaco ou um AVC. Se tiver idade superior a 40 anos deve estar alerta, fazendo exames regulares.

5 O peso precisa ser vigiado

5º O peso precisa ser vigiado
Ter peso a mais pode não aumentar os níveis de colesterol total, mas pode diminuir o bom colesterol. Isso implica que o mau colesterol em excesso poderá não ser removido, eventualmente prejudicando o revestimento dos vasos sanguíneos.

6 Esteróis vegetais

6º Esteróis vegetais podem ser benéficos
Os esteróis vegetais (por exemplo: provenientes do grão de soja, sementes de sésamo, amêndoas etc.) são uma boa opção para baixar o colesterol, pois parecem bloquear parte da absorção de colesterol no intestino, resultando em que menos seja absorvido pela corrente sanguínea.

7 Como baixar

7º Como baixar o Colesterol com Suplementos Naturais
O arroz vermelho fermentado é uma substância extraída do arroz fermentado pela levedura vermelha “Monascuspurpureus”. Tradicionalmente utilizado na medicina tradicional Chinesa e em outros países Asiáticos, o arroz vermelho fermentado parece conter algumas substâncias que contribuem para um melhor controlo dos níveis de colesterol no sangue, como é o caso da monacolina K.

Filipa Teixeira (Terapeuta Bioforma)