Caseína, Já ouviu falar?

Se é atleta possivelmente já ouviu falar de caseína, mas sabe em que circunstâncias a caseína pode e deve ser utilizada? Abaixo encontrará as respostas às questões mais habituais sobre o tema.

 

1 O que é

O que é caseína? É uma proteína predominantemente encontrada no leite (acredita-se que cerca de 80% da proteína do leite seja caseína), de digestão lenta e com um papel muito importante na prevenção do catabolismo (ou seja, previne a perda de massa muscular).

 

2 Quando deve

Quando deve ser tomada? Deve ser tomada após um treino intenso onde a probabilidade de perda de massa muscular é maior ou se vai passar longas horas sem comer. Por ser uma proteína de digestão lenta a sua toma é sobretudo recomendada antes de dormir, uma vez que passará por um longo período de horas sem ingerir qualquer alimento. A toma da caseína antes de dormir poderá garantir a libertação contínua de aminoácidos no seu organismo, mantendo a massa muscular intacta.

 

3 Quais os seus

Quais os seus principais efeitos? Pelas suas características a caseína parece produzir bons efeitos para a recuperação, crescimento e manutenção (no pós-treino) da massa muscular e ganhos de força. A toma de Caseína no pós-treino não é apenas indicada para o aumento de massa muscular. Para quem deseja controlar o peso a caseína também poderá ser uma boa opção. Por ser de digestão lenta aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para controlar o apetite.

A caseína é uma proteína de absorção lenta, com um papel importante na prevenção do catabolismo. Pode ser ingerida após um treino intenso ou antes de ir dormir, sendo adequada para atletas e para quem deseja controlar o peso.

Filipa Teixeira (Terapeuta Bioforma)