Glutamina e os seus benefícios

Glutamina
Benefícios da Glutamina
Se pratica atividade física, este tema é de interesse para si! Hoje ficará a conhecer principais benefícios deste importante aminoácido e tirará a dúvida sobre se deve ou não fazer suplementação de glutamina!

A glutamina é um aminoácido essencial e estima-se que 60% de todos os aminoácidos livres no corpo estejam na forma de glutamina. No tecido muscular, a glutamina é o aminoácido que encontramos em maior abundância e que apresenta diversas funções reguladoras no organismo. Seguem abaixo as principais ações da glutamina no nosso organismo.

 

1 Sistema
Sistema Imunitário: treinos regulares e intensos facilmente conduzem a um maior desgaste físico e a um consequente enfraquecimento do seu sistema imunitário. Esta é uma boa razão para optar por um suplemento de glutamina. Acredita-se que a glutamina é uma fonte de energia para as células do sistema imunitário, capaz de aumentar a produção de linfócitos (células de defesa) e também aumentar a capacidade dos neutrófilos de destruírem as bactérias.

 

2 Acido
Ácido Lático: a atividade física intensa resulta na produção de ácido lático que se não for desativado concentra-se no sangue e nos músculos, conduzindo à fadiga e a dores musculares. Estudos levam a crer o consumo de Glutamina parece contribuir para um aumento da concentração da hormona do crescimento e do bicarbonato. Este último é fundamental para eliminar o excesso de ácidos do organismo, evitando as dores e a fadiga muscular.

 

3 Acao
Ação Anticatabólica: Entende-se por catabolismo a perda de massa muscular, resultado de treinos intensos sem devida suplementação. Acredita-se que a glutamina permite uma recuperação eficaz no pós-treino e um aumento da massa muscular, isto porque, parece propiciar o aumento do volume da célula muscular. O consumo de glutamina é essencial pois, durante o esforço físico, os seus níveis baixam significativamente.

 

4 Hormona
Hormona do Crescimento: Alguns estudos indicam que a glutamina é um dos aminoácidos que provoca maior libertação da hormona do crescimento, daí ser indispensável em programas de ganho de massa muscular.

 

5 Funcao
Função Cerebral: O consumo de Glutamina parece contribuir para melhorar a capacidade mental, já que no cérebro é convertida em ácido glutâmico, um elemento fundamental para a função cerebral.

 

6 AcumulaAcumulação de Glicogénio Muscular: A Glutamina pode contribuir para o aumento significativo da acumulação de glicogénio no músculo, durante as primeiras duas horas da recuperação, o que a torna excelente no pós-treino.

 

Bibliografia:
1-Rudman D, et al. Effects of human growth hormone in men over 60 years old. NEJM. 1990; Vol 323: 1.
2-T.C. Welbourne, “ Increased Plasma Bicarbonate and Growth Hormone After an Ora L-Glutamine Load, “ Am. J. Cli. Nutr. 61.5 (1995).
3- Furukawa S, Saito H, Fukatsu K, et al. “ Glutamine enhanced bacterial killing by neutrophils”. Nutrition 1997; 13: 863-869.

Filipa Teixeira (Terapeuta Bioforma)